As lesões dos Meniscos não são iguais, logo as opções de tratamento também são diferentes. Dependendo do localidade da lesão no menisco, do tamanho da lesão e em que circunstâncias essa lesão de menisco ocorreu, nós podemos ter tratamentos totalmente distintos.
Quando o tratamento é cirúrgico este é o procedimento mais comum. Nesta cirurgia é realiza a retirada da área lesada, deixando preservado todo o restante do menisco. Retirando apenas essa área lesada e preservando o máximo de área sadia do menisco o paciente estará menos propenso no longo prazo a problemas crônicos de saúde no joelho. Portanto quanto menor a área lesada melhor para a saúde do joelho.
Nesta cirurgia o objetivo é preservar todo o menisco, proporcionando o pleno restabelecimento da anatomia e do seu papel na articulação do joelho. Porém o menisco é um tecido altamente especializado e de baixo aporte sanguíneo e a sutura só é possível se o local da lesão apresentar um bom aporte cicatricial.
A sutura do menisco contribui muito para a saúde do joelho no longo prazo, pois preserva a estrutura do menisco em sua totalidade, porém o procedimento é mais complexo do que a meniscectomia e a sua reabilitação exige mais atenção, pois os pontos da sutura podem ser prejudicados no caso de qualquer conduta inadequada ou fora do tempo ideal, tornando a condução da reabilitação mais cuidadosa e de forma muito mais lenta que nos casos de meniscectomia.
Independente se é realizado Meniscectomia ou Sutura de Menisco o Tratamento com Fisioterapia, deve sempre estar presente e será fundamental para a saúde do joelho.
Mas você sabia, que em muitos casos, apenas o Tratamento com Fisioterapia traz solução para as lesões de Menisco? e sem necessidade de cirurgia alguma.
Pois é, lesões de menisco de características Degenerativas, ou seja, uma lesão que já estava presente por um bom período de tempo e você começou a sentir dor no joelho e por acaso descobriu que é uma lesão de menisco. Pois é esse tipo de lesão responde muito bem ao Tratamento com Fisioterapia e o melhor evita uma intervenção cirúrgica que envolve riscos e pode no longo prazo prejudicar a saúde do seu joelho.